O sucesso e sua a relação com a mãe

Trabalhar a relação com a mãe e buscar a cura de possíveis traumas ou conflitos é vital na busca pelo sucesso e realização pessoal.

O primeiro e decisivo sucesso em nossa vida é o nascimento. Aqui tivemos que provar a nossa capacidade de ser assertivos e nos afirmar. E este sucesso deve continuar a nos apoiar ao longo da vida.

Outro evento decisivo que também foi um sucesso foi o movimento em direção à nossa mãe, agora como contrapartida a nos oferecer o seu peito e a nos alimentar. Ganhamos a vida dela novamente com o seu leite, desta vez do lado de fora.

Ao tomar a mãe como a fonte de nossa vida, com tudo o que flui através dela para nós, tomamos nossa própria existência; na medida em que tomamos a nossa mãe, aceitamos nossa vida como um todo. 

E é importante saber que este tomar é ativo. Precisamos chamar para que ela venha. Precisamos sugar para seu leite fluir. Precisamos nos alegrar com o que ela nos dá e mostrar isso ao mundo. 

Mais tarde, em nossa vida, nos tornamos mais prósperos.

Se observarmos com atenção, vemos que aqueles que tiveram sucesso pleno tomaram sua mãe exatamente assim, e tornaram-se felizes e vitoriosos. 

Ao estudar as Constelações, sabemos que, a maneira como nos relacionamos com a nossa mãe é como nos relacionamos com a vida, incluindo aí a vida profissional. 

Se nós rejeitamos a nossa mãe, nós também rejeitamos a vida e o trabalho. E, na mesma medida, o trabalho e a vida nos rejeitam.

As pessoas felizes em relação à sua mãe amam o trabalho e a vida. E assim como sua mãe dá a elas cada vez mais, à medida que a tomam com amor, com a mesma intensidade, sua vida e seu trabalho prosperam.

Aqueles que têm reservas sobre suas mães, também têm reservas sobre a vida e a felicidade. Assim como suas mães se retiram deles como resultado de suas reservas e da rejeição, a vida e o sucesso se retiram também.

As consequências do movimento interrompido em direção à mãe.

A interrupção prematura do movimento em direção à mãe tem amplas consequências em nossas vidas e no sucesso ao longo da existência. 

Uma interrupção precoce no movimento em direção à nossa mãe revela-se, posteriormente, como um obstáculo decisivo para o nosso sucesso no trabalho, na nossa profissão e nos nossos empreendimentos.

Na visão das constelações familiares, a relação com a mãe é considerada a base para a construção das relações futuras e do sucesso na vida. 

Quando esse movimento em direção à mãe é interrompido de forma prematura, seja por fatores externos ou internos, como a ausência da mãe, a falta de acolhimento, a rejeição, a violência, entre outros, isso pode ter consequências profundas e duradouras na vida adulta.

Essas consequências podem se manifestar em dificuldades em se relacionar com as pessoas, baixa autoestima, sentimentos de rejeição e abandono, dificuldades em lidar com o sucesso e a realização pessoal, entre outros aspectos.

Para alcançar o sucesso na vida é importante que o movimento em direção à mãe seja saudável e completo, sem interrupções prematuras. 

Isso pode ser trabalhado por meio da constelação familiar, que busca compreender e restabelecer a relação com a mãe e outras dinâmicas familiares que possam estar afetando o sucesso e a realização na vida adulta.

Como fazer o movimento em direção a nossa mãe

Atrás de praticamente todo o trauma existe uma situação onde um movimento é necessário, mas é impossível, e ao invés de seguirmos, nós nos mantemos parados, congelados no tempo. 

Mas como este trauma pode ser resolvido? 

Nós entramos no movimento interrompido e nos movemos além do que andamos anteriormente. Voltamos para dentro daquela situação como fora anos atrás, nos tornamos aquela criança naqueles dias e olhamos para a nossa mãe como fizemos.

Mesmo que a dor, a frustração e a raiva brotem novamente dentro de nós, tomamos um pequeno passo em direção a ela – com amor. Fazemos uma pausa, olhamos em seus olhos, e esperamos a coragem e a força para dar o próximo pequeno passo.

Novamente paramos, sentimos e conscientemente reconhecemos nossos sentimentos, agora podemos suportá-los com amor por nós mesmos e por nossa mãe. 

Na proximidade com ela, estamos muito bem equipados para o nosso sucesso e nós chegamos lá, assim como, anteriormente, conseguimos nos reunir com ela. Em primeiro lugar, nos movemos até ela – e agora para o nosso sucesso.

Praticamos isso com um movimento interior para o nosso sucesso, com outras pessoas. Vamos em direção a elas, vamos para o nosso sucesso, passo a passo – e em cada etapa, sentimos nossa mãe carinhosamente atrás de nós.

Leandro Raiser

Terapeuta, facilitador de constelações familiares.

Rolar para cima