O que é o movimento interrompido em direção aos pais

O “movimento interrompido” em direção aos pais é um conceito que faz parte da abordagem terapêutica das constelações familiares, desenvolvida por Bert Hellinger.

Segundo Hellinger, o movimento interrompido em direção aos pais refere-se a um distanciamento emocional de um membro da família em relação a seus pais ou ancestrais, muitas vezes sem uma razão aparente. 

Traumas do passado, como mortes precoces, violência, abuso ou exclusão, podem ter sido suprimidos ou negados, e essas experiências dolorosas afetam negativamente o relacionamento do indivíduo com seus pais ou familiares, tendo efeitos em outras áreas de sua vida também.

O abandono ou desconexão de um pai ou mãe pode gerar um profundo ressentimento, levando a pessoa a se sentir desligada da força de seu sistema familiar como um todo. 

A dor emocional resultante é muitas vezes reprimida ou “congelada” e pode ressurgir em outros relacionamentos afetivos.

Para superar esse movimento interrompido em direção aos pais, é fundamental reconhecer a dor que foi causada por esses eventos e aprender a acolher a criança interna ferida.

A Constelação Familiar oferece uma oportunidade única para entrar em contato com dinâmicas ocultas, cujas informações são essenciais para ressignificar a história pessoal, integrando até mesmo as partes mais difíceis e dolorosas.

Ao compreender essas dinâmicas ocultas de nosso sistema familiar, podemos encontrar uma nova perspectiva para nossa vida e compreender as dificuldades e desafios enfrentados por nossos pais. Isso nos permite liberá-los e, ao mesmo tempo, nos libertar do peso do passado.

Não é sobre perdoar, mas sobre compreender 

Ao entender muitas das dinâmicas ocultas, podemos restabelecer o fluxo com nossos antepassados, recebendo a vida que nos foi dada, mesmo que não tenha sido perfeita.

Embora a consciência de nossos pais possa não mudar, podemos tomar o presente da vida que nos deram, permitindo-lhes que sigam o próprio destino, enquanto assumimos o nosso com poder e autorresponsabilidade.

Dessa forma, nos tornamos capazes de seguir em paz e liberdade, construindo um novo caminho para um viver pleno e significativo.

Leandro Raiser

Terapeuta, facilitador de constelações familiares.

Rolar para cima