Todos nós queremos ter sucesso em nossas vidas. Sim, ninguém gosta de fracassar. Mas, nesse processo, nos tornamos nossos próprios inimigos.
Como?
Porque perdemos a visão das melhores habilidades que temos dentro de nós. Começamos a nos comparar com o que os outros têm. E sentimos que não somos abençoados com nada.
Isso é o que verdadeiramente nos torna perdedores e fracassados.
O verdadeiro sucesso está em identificar e usar nosso potencial ao máximo. Mas, às vezes, somos incapazes de superar certos pensamentos e crenças. Por que isso acontece?
Nosso DNA é a soma total de todas as experiências pelas quais nossos ancestrais passaram. Pode haver momentos em que eles tiveram sucesso em grande estilo, e pode haver momentos em que seu trabalho árduo não deu frutos.
Seu DNA tem muitas crenças como:
“Não importa o quanto trabalhemos, o sucesso não vem facilmente.”
“O sucesso vem para aqueles que são ricos e abastados.”
“O fracasso corre em nossa família.”
“Eu sou meu maior inimigo; portanto, sempre faço escolhas erradas.”
E essas são apenas algumas crenças limitantes que não permitem que as pessoas avancem em suas vidas.
Elas atuam como uma barreira que as impede de fazerem melhores escolhas na vida e permitir que elas floresçam e prosperem.
Como podemos saber se temos essas crenças e pensamentos limitantes?
Em Constelações sabemos que as crenças podem ter origens profundas em nosso sistema familiar, ou seja, podem estar enraizadas em experiências passadas de nossos antepassados.
Essas crenças limitantes não são necessariamente verdades absolutas, mas sim percepções distorcidas que adquirimos ao longo do tempo, que vem influenciando nossas perspectivas sobre sucesso, fracasso, abundância, merecimento, trabalho e outras áreas de nossa vida.
É importante saber que essas crenças não são fixas e imutáveis, nós temos a capacidade de transformá-las.
Em uma sessão de constelação familiar, podemos explorar as origens dessas crenças e como elas nos afetam. Podemos examinar os padrões e dinâmicas familiares que contribuíram para essas crenças e buscar uma compreensão mais profunda de como elas nos limitam.
Identificando crenças limitantes em si mesmo
Uma das maneiras de identificar crenças e pensamentos limitantes pode ser ouvir seus mais velhos e coletar suas crenças e pensamentos sobre sucesso e fracasso, sobre ganhar e perder.
Você pode ouvir seus avós contando suas próprias histórias de como lutaram na vida ou talvez como a vida era fácil em seus dias. Às vezes, você pode até ouvir as histórias de seus bisavós sobre suas lutas ou como foram enganados.
E em outros momentos, você pode ouvir seus pais contando suas próprias histórias de vida, assim como as de seus pais e avós. Isso ajudará você a identificar padrões que ocorrem na família.
Por exemplo, lembro-me de um cliente meu que me contou que seus pais sempre reclamavam das dificuldades de sua infância, quando seus pais também se esforçavam muito para sobreviver.
Da mesma forma, seu avô paterno sempre reclamava de trabalhar tanto e mesmo assim não conseguir os resultados desejados. Ela observou que havia um padrão constante de luta e isso também se refletia em sua vida.
Refletindo sobre sua própria vida
Outra maneira de identificar pensamentos e crenças limitantes é refletir sobre sua própria fala. Ou seja, refletir se você diz ou pensa com frequência as mesmas declarações limitantes como seus pais ou avós. Isso ajudará você a ver se está repetindo essas declarações em sua vida também.
Um elemento importante a ser observado é se há pessoas em seu sistema familiar satisfeitas o suficiente com suas conquistas. Ou eles têm uma atitude de serem críticas constantes e se considerarem pouco abençoadas?
Há momentos em que conquistas e sucesso estão presentes no seu sistema familiar, mas muitas vezes passam despercebidos. Este é o momento em que você pode fazer uma escolha consciente de celebrar cada conquista em sua vida.
E assim você muda o padrão em direção à apreciação do sucesso. De fato, os padrões podem ser mudados quando são identificados.
Pequenos atos de fazer uma escolha consciente de mudança podem trazer uma revolução em seu próprio DNA.
Para mudar o padrão, você precisa ser a mudança.
Que tal você começar a se aprofundar na vida?
Conheça o Mini Curso de Constelação Familiar Online que criei especialmente para você que quer começar a utilizar as constelações na sua vida e também para ajudar outras pessoas.
Leandro Raiser
Terapeuta, facilitador de constelações familiares.