Embora os irmãos pertençam ao mesmo sistema familiar, eles desenvolvem personalidades diferentes, têm destinos diferentes e, às vezes, têm dificuldade em se dar bem.
Existe um vínculo subconsciente e indissolúvel que conecta os irmãos e dura para sempre, independentemente de como seja o relacionamento com eles, mesmo que não se falem ou nunca tenham se conhecido.
O relacionamento com nossos irmãos estabelece um modelo para outros relacionamentos com pessoas da mesma idade na vida, como parceiros, amigos e colegas, e o que não é resolvido com nossos irmãos provavelmente será projetado nesses relacionamentos.
Causas raiz da rivalidade e conflitos entre irmãos
Os conflitos entre irmãos geralmente não são sobre o que parecem ser.
Conforme observado nas constelações familiares, estas são algumas das causas mais comuns de disputas entre irmãos:
- Disputa pelo amor ou atenção dos pais
- Assumir um lugar na linha de irmãos que não é o seu lugar correto (por exemplo, irmãos mais velhos assumindo o lugar de pais substitutos de seus irmãos, um irmão assumindo o lugar de um irmão abortado ou natimorto, etc.)
- Lealdade à mãe ou ao pai, ou a pessoas excluídas no sistema familiar (se os pais estão em conflito, talvez um dos irmãos seja leal à mãe e outro ao pai)
- Conflitos não resolvidos entre a mãe e seus irmãos ou o pai e seus irmãos são transferidos para a próxima geração (algumas crianças podem ser leais a um dos pais e outras aos tios/tias)
Essas dinâmicas estão operando no nível subconsciente (não estamos conscientes de que elas estão presentes) e vêm à tona em certos eventos da vida, como quando um dos pais falece e deixa uma herança.
No entanto, quando os emaranhamentos são revelados em uma constelação familiar, algo muda internamente, o que geralmente também tem um efeito positivo no relacionamento.
Aqui estão algumas chaves para resolver a rivalidade entre irmãos e conflitos com seus irmãos:
- Saber que existem dinâmicas e lealdades inconscientes que estão afetando o relacionamento
- Honrar os irmãos mais velhos e todos como eles são
- Assumir seu lugar na linha de irmãos e incluir irmãos abortados, natimortos, irmãos de relacionamentos fora do casamento de nossos pais
- Dar a cada um seu lugar, de acordo com a ordem de chegada na família (por exemplo, não agir como pai, parceiro ou filho dos seus irmãos)
- Não se comparar aos seus irmãos
Respeitar o relacionamento especial que nossos pais tinham com cada um deles, sabendo que, às vezes, estar muito próximo dos pais pode se tornar um fardo (por exemplo, o “favorito”, muitas vezes, fica preso à esfera do pai/mãe e tem mais dificuldade em ser independente na vida).
Você está pronto para começar a jornada para resolver a rivalidade entre irmãos? Entre em contato para agendar a sua constelação ou participar de uma vivência.
Leandro Raiser
Terapeuta, facilitador de constelações familiares.